Início - utente - Como tratamos

Laboratórios

O acesso a cuidados de saúde no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão processa-se sempre através de consulta médica, da especialidade de Medicina Física e de Reabilitação (MFR).

utente no simulador no centro de mobilidade
sala snoezelen
sessão de fisioterapia
sessão de lapose

Os Meios Complementares de Diagnóstico estão disponíveis para utentes em tratamento ambulatório no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, mas também para utentes referenciados por outras instituições.

Laboratórios

Único no País, integrado no Programa Europeu Autonomy, tem como objetivo a criação de formas alternativas de condução para pessoas com deficiência.

É realizada uma avaliação e nos casos em que há potencial para licenciamento da condução, são equacionadas e relatadas as adaptações necessárias a realizar no veículo.

SImulador de condução no centro de mobilidade

O laboratório permite registar e analisar de forma rigorosa e detalha a forma como caminhamos e, assim, dar indicações sobre o melhor tratamento para cada caso.

Exames:

  • Registo videográfico do ortostatismo e da marcha
  • Análise cinemática e dinâmica do movimento
  • Análise da dinâmica articular
  • Electromiografia dinâmica telemétrica
  • Análise do apoio em dinâmica postural
  • Análise baropodográfica estática e dinâmica
  • Posturografia
Testes no laboratório de marcha

Realiza a avaliação completa e precisa do posicionamento em cadeira de rodas. Utiliza um sistema computadorizado de análise de pressões e uma vasta gama de sistemas e dispositivos de posicionamento e segurança, de forma a obter o posicionamento mais cómodo, mais funcional e mais seguro para cada pessoa na cadeira de rodas.

Contribuem para a avaliação, orientação terapêutica e seguimento de pessoas com bexiga neurogénica de variadas etiologias, orientando os clínicos para o treino vesical adequado a cada indivíduo.

A avaliação pré e pós operatória na incontinência urinária do sexo feminino e o estudo e seguimento de indivíduos com patologia prostática são outras indicações para este tipo de exames de diagnóstico.

Especialista a olhar para os dados num monitor

Para a avaliação da função respiratória em crianças e adultos, dispõe de uma cabine de pletismografia adaptada para utentes em cadeira de rodas.

Exames:

  • Electrocardiograma
  • Espirometria
  • Plestismografia
  • Prova de broncodilatação
  • Estudo de pressões máximas
  • Gasimentria arterial em repouso
  • Oximetria digital em repouso
Especialista a olhar para os dados num monitor

Tem como objetivo a avaliação, intervenção, investigação e desenvolvimento dirigidos a utentes com dificuldades de comunicação.

Encontra-se equipado com um conjunto de tecnologias de apoio na área da comunicação e do acesso ao computador que são selecionadas de acordo com as características individuais e com consequente treino da sua utilização.

Rapaz a interagir com computador

É um espaço multissensorial, que tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. O ambiente multissensorial estimula os sentidos, recorrendo às capacidades sensoriais e tem objetivos terapêuticos, tais como, a melhoria do autocontrole, o relaxamento, a estimulação de sentidos mais primários, a exploração do ambiente, incentivar o movimento, permitir novas aprendizagens, a exploração do ambiente, o bem-estar dos utentes e fomentar relações interpessoais entre outros.

Senhora com criança a ver animais na sala Snoezelen
Unidades habitacionais de automização
Unidades habitacionais de automização

Unidades habitacionais de automização (UHA)

São uma resposta inovadora e complementar para utentes, que pela sua condição, não têm possibilidade de permanecer nas respetivas habitações, ou que, por algum motivo, necessitam de um espaço residencial de transição, antes de serem acolhidos no seio familiar ou noutro equipamento.

A adoção destas soluções num contexto de reabilitação, potencializa a participação ativa de pessoas com incapacidade nas ocupações domésticas, de lazer, profissionais ou escolares, contribuindo assim para o aumento da qualidade de vida e da sua inclusão futura.

Telereabilitação

Disponibilizamos teleconsultas e programas de telereabilitação, como componente estratégico, aliado ou alternativo ao programa de reabilitação presencial. É necessária uma avaliação prévia em consulta de medicina física e de reabilitação, em que se avalia se o doente reúne as condições para iniciar o programa.